Pesquisar neste blog:

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

QUEM SÃO OS PROMOTORES E/OU LÍDERES DA NOVA ERA?





De alguma forma pode-se chamar promotores da Nova Era desde uma bruxinha que faz limpeza na Pirâmide do Sol em Teotihuacán até famosas personalidades de comunicação que se dedicam a temas de esoterismo comercial e popular. Mas há algumas organizações internacionais que também operam na América Latina.
Tentamos, a partir de uma pesquisa de alguns sites e livros (dentre eles o ACI Digital e o Documento do Vaticano: Nova Era – Jesus Cristo portador da água viva), trazer essas duas abordagens neste mesmo artigo: Algumas organizações, doutrinas, religiões e seitas que promovem a Nova Era e nomes de algumas pessoas que podemos chamá-las de líderes (já que são instrumentalizadas por Satanás, seu líder maior), neste mundo. Alguns líderes e, nível mundial e outros em nível de Brasil propriamente dito.
ALGUMAS DESSAS ORGANIZAÇÕES SÃO:

·         A Sociedade Teosófica: fundada em 1875 em Nova York pela russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), espírita e médium. Sua doutrina é uma mistura de espiritismo, ocultismo, princípios gnósticos e espiritualidades orientais. As crenças principais da Sociedade incluem a reencarnação, a comunicação com mestres desencarnados, o yoga, astrologia.
·         A Nova Acrópoles: fundada na Argentina em 1957 por Jorge Ângelo Livraga. É um grupo ocultista e agnóstico inspirado principalmente nos escritos de Blavatsky e uma mescla dos conceitos de pensadores antigos. Seus membros buscam um estado espiritual superior através de sugestivas cerimônias de iniciação e a utilizam de muitos símbolos e ritos típicos de grupos paramilitares.
·         Controle Mental Silva: fundado em Laredo, Texas em 1966 por José Silva (n. 1914), consiste em cursos breves de técnicas de controle interno e alcançar a Sobre-Consciência ou o domínio total de seus estados mentais. O método contém elementos do espiritismo e sutilmente levar seus praticantes ao panteísmo. Maneja muitos conceitos fundamentais da Nova Era e centra a esperança da salvação nos poderes mentais do homem. Apesar do fato de que muitos dos mestres do método falem uma linguagem “cristã” e asseguram a seus clientes que o método o ajudará em sua vida espiritual, há elementos substanciais do programa incompatíveis com a fé católica. Ultimamente a organização Silva no México tem se dedicado a arrancar assinatura de sacerdotes e monjas que aprovam o método para facilitar sua promoção em âmbitos católicos.
·         A Meditação Transcendental: fundada em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi na Índia mas não se popularizou até 1967, graças à publicidade oferecida pelos Beatles e outros artistas famosos da contracultura dos anos 60. Em sua doutrina, que nasce do hinduísmo, se busca a iluminação da consciência pela reflexão pessoal mediante a repetição de mantras (palavras sagradas) e ritos religiosos. Implícitos nos ensinamentos da MT são a rejeição de doutrinas essenciais ao cristianismo (um Deus pessoal, a Encarnação, a Ressurreição, etc.) a veneração do Maharishi e do Guru Dev como santos e mensageiros divinos.
·         A Grande Fraternidade Universal: fundada em 1948 em Caracas pelo francês Serge Reynald de la Ferriére (1916-1962), que era muito ativo com grupos de teosofia, astrologia, e a maçonaria. Sua doutrina se baseia e práticas astrológicas, esotéricas e ocultistas, e afirma que todas as religiões são iguais, ainda que favoreça crenças e práticas hindus. Apresenta um sincretismo religioso que apela a uma ciência superior que é a verdadeira base de toda religião.
·         A Igreja da Ciência/Dianética: fundada por L. Ron Hubbard (1911-1986), novelista de ficção científica que e 1960 publicou Dianética: A ciência moderna da saúde mental, um manual de autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidade humana baseada na análise d experiências prévias ao nascimento.
Vale fazer aqui uma pequena observação quanto a esse tio de “Igreja científica”: As associações de médicos mais prestigiados dos EUA condenaram repetidamente as teorias e as terapias e desenvolvimento da Dianética como totalmente carentes de base científica e daninha para a saúde mental. Sua teoria é que todos os males humanos são causados por “engramas” ou cargas negativas que se gravam no inconsciente do homem e provocam estragos contínuos.
Para se libertar faz falta uma “audição” por parte de um especialista que recomendará uma série de cursos que supostamente levará ao cliente ao estado de “claro” ou livre de “engramas”. A reencarnação e as experiências extra-corporais são partes da doutrina da seita. Hubbard também tem escritos eu atacam duramente o cristianismo.
O Documento do Vaticano sobre a Nova Era ainda destaca alguns lugares-chaves da Nova Era, dentre eles:
Esalen: Comunidade fundaa em Big Sur na Califórnia, Esatdos Unidos, em 1962, por Michael Murphy e por Richard Price, com o objetivo principal de alcançar a auto-realização do ser através do nudismo, das visões e das medicinas mais importantes do Movimento Potencial Humano e difundir as ideias da medicina holística no mundo da educação, da política e da economia.
Findhorn: Esta comunidade holística criada por Peter e Eileen Caddy conseguiu o crescimento de planetas enormes com métodos insólidos... “A fundação da comunidade de Findhor na Escócia, em 1965, foi um marco milenar do movimento que se define como Nova Era”.
Monte Verdade: Comunidade utopista, próxima de Ascona, Suíça. Desde os fins do século XIX, representou um ponto de encontro para os expoentes europeus e americanos da contracultura nos campos da política, da psicologia, da arte e da ecologia. As conferências de Eranos realizam-se lá todos os anos, desde 1933, reunindo grandes luminares da Nova Era. Os anuários esclarecem a intenção de criar uma religião mundial integrada.   

LÍDERES DO MOVIMENTO NOVA ERA NO MUNDO
                O movimento Nova Era é uma mistura indefinida de ideologias religiosas, culturais, sociais, políticas e científicas combinadas com o fascínio pelo misticismo oriental, pelo paranormalismo, pelo ocultismo e até mesmo por alguns tipos de psicologia moderna. Com isso, torna-se a soma dos ensinos de vários líderes religiosos. Vejamos o quadro abaixo:

                 Helena P. Blavatsky - Fundou a Sociedade Teosófica em 1875, na cidade de Nova lorque. Morreu em 1891, aos 60 anos de idade. Escreveu os livros The Secret Doctrine (A Doutrina Secreta) e Isis unveiled (Isis revelada). Integram, os ensinos da Teosofia, entre outros, a gnose e o espiritismo, baseados em doutrinas esotéricas (secretas), comunicadas através de mensagens de mestres cósmicos. Constam também de certas variações do ocultismo, como a clarividência, a astrologia, a hipnose, a ioga, seres extraterrestres etc.

                Alice A. Bailey - (1880 - 1949) Estabeleceu o verdadeiro alicerce do Movimento Nova Era e é reconhecida por muitos como sua sacerdotisa. Foi a terceira presidente da Teosofia. Escreveu vários livros, entre os quais: The Externalisation of the Hierarchy (A Exterminação da Hierarquia); The Rays and The initiations (Os Raios e as Iniciações); Initiation: Human and Solar (Iniciação: Humana e Solar) e The Reappearance of the Christ (O Reapareciinento do Cristo).

               Marilyn Fergunson - Autora do livro A Conspiração Aquariana, lançado em 1980. A obra investiga uma nova mentalidade, inevitável, que toma conta do mundo. Publicou ainda The Brain Revolution (A Revolução do Cérebro). Realiza conferências sobre dimensionamento da mente e funcionamento do cérebro. Tem viajado a todos os lugares do mundo.

               Benjamin Creme - Nascido na Escócia em 1922, aos 14 anos apaixonou-se pelos relatos de Alexandra D. Neel sobre os místicos e feiticeiros do Tibete. Mais tarde descobriu as obras de Helena P. Blavatsky, Gurdjeff, Alice Bailey, Swami Vivekananda, Ramana Maharshi, entre outros.

                 Posteriormente, entusiasmado por discos voadores, juntou-se a um grupo que procurava entrar em contato com os nossos irmãos do espaço. Afirma ter recebido mensagens telepáticas desde 1959. É conhecido como o João Batista do novo Cristo, chamado Lord Maitreya.

David Spangler - Considerado um profeta, seus dois livros mais importantes são: The Birth of a New Age (Revelação: O Nascimento de uma Nova Era) e Reflections on the Christ (Reflexões Sobre o Cristo).

Shirley MacLaine - Considerada um fenômeno, um de seus livros vendeu 2 milhões de exemplares. Ela crê em reencarnação, carma, comunicação com entidades de níveis astrais, através de canalizadores (médiuns), ufologia, Ets, Talismãs, amuletos, pirâmides, runas, cristais etc. Escreveu seis livros campeões de venda: Dançando na Luz, Minhas Vidas, A vida é um Palco, Em Busca do Eu, Você Também Pode Chegar Lá, Não Caia da Montanha. Em Minhas Vidas, ela relata suas aventuras espirituais e jura que já teve seis outras vidas, inclusive uma existência na Atlântida. Está construindo, na Califórnia, a Vila Uriel - uma espécie de retiro onde se poderá escolher entre meditar, regredir a séculos passados ou tentar a cura de doenças por meio de sons e cores.


LÍDERES DO MOVIMENTO NOVA ERA NO BRASIL


Carmem Lúcia Balhestero: Fundadora da Fraternidade Pax Universal, seu guia é Saint Germain, misteriosa figura do alquimista francês, que apareceu em diversas épocas, tem-se manifestado como uma entidade espiritual cercado de uma legião de seres cósmicos.
Lauro Trevisan - Padre, autor de vários livros, tais como: O Poder Infinito de Sua Mente, O Poder Intetior, O Poder Jovem, O Poder da Inspiração, Pensamento de Vida e Felicidade, Os Outros Puderam Você Também Pode, Você Tem Poder de Alcançar Riquezas, O Poder Infinito da Oração, Só o Amor é Infinito, Aquarius - a Nova Era Chegou, Os Poderes de Jesus Cristo, A Vida é Uma Festa.
Luiz Antônio Gasparetto - Médium, psicólogo e apresentador de rádio e televisão. Incorpora pintores famosos chegando, em ocasiões de possessão, pintar ao mesmo tempo com as duas mãos e os pés, incorporando três pintores a um só tempo.
Mirna Grizich – Reconhecida como guru dos cristais desde 1980, estudou no famoso centro de terapias alternativas: o Esalen Institute, na Califórnia (USA).
Paulo Coelho - Iniciou em 1970 os estudos sobre Magia e Ocultismo, que o levaram a ingressar em diversas Ordens Místicas e participar de seminários no mundo inteiro. Em 1986, depois de percorrer a pé a rota medieval de Santiago de Compostella, escreveu os livros O Diário de um Mago; O Alquimista, Brida e As Valkírias, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página