Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º DE ABRIL: DIA DA MENTIRA? ISSO É MENTIRA!*



Como você reagiria se alguém mandasse para você a seguinte mensagem por celular: “você ganhou um carro. Passe aqui na loja ás 15 h para pegar a chave e levá-lo”. Você fica cheio de expectativas e muito feliz, fala para todas as pessoas que   você conhece, do carro que acabara de ganhar, e não vê a hora de desfilar com ele pelas ruas. Mas, ao chegar lá, alguém grita: “É brincadeira seu bobo!”. Certamente você não achará nem um pouco legal. E se alguém fosse à sua casa e dissesse: “A sua mãe teve que sair do trabalho e ir direto para o hospital. Ela está para morrer”. Você, claro, deixa tudo o que está fazendo para ir logo para o hospital ver a sua mãe. Só que ao chegar lá, você vê umas trinta pessoas da sua família na porta do hospital cantando, em forma de coral: “enganei o bobo da casca do ovo”. E dentre essas pessoas está até o seu pai. Dessa vez, foi no mínimo, uma brincadeira de mau gosto.
     Em ambas as situações há um princípio maldoso de brincadeira. Mas o que acontece na realidade é que, além de ser uma atitude de brincar com o sentimento alheio, e isso através de várias situações diferentes, pois para isso percebe-se uma criatividade monstra do ser humano, cria-se o hábito de mentir e levar as pessoas a mentir também, como se fosse algo legal, bacana e até interessante. No entanto, é bom que se pergunte: Quem de nós gosta de ser “levado a chacota”? Que pessoa gosta de ser zombado por todo mundo por causa de uma mentirinha tida como brincadeirinha? É o que acontece no dia primeiro de abril.
O chamado “dia da mentira”, que cai no dia primeiro de abril, é algo que infelizmente, muitos jovens e crianças gostam de “brincar” uns com os outros. Mas como surgiu tudo isso? Por que as pessoas se submetem a fazer algo que nem se conhece a sua origem?
Segundo a história, tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.  Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.
  Pois é, saindo da história para a realidade e a atualidade, querem a todo o custo levantar uma boa parte das pessoas para se submeterem e ficarem a disposição da mentira. Todo mundo sabe que mentira tem pernas curtas e que o bom cidadão procura não mentir jamais. A verdade sempre prevalece. A mentira não combina pessoas que queiram seriedade, honestidade, compromisso com a vida, busca de sonhos pessoais e, sobretudo, respeito ao próximo.
Além disso, a Bíblia nos ensina que o mentiroso é Satanás. “Ele é mentiroso e Pai da mentira” (João 8,44). Quem de nós quer ser filho de Satanás? Para provar que é ele que é o mentiroso e que nós não fomos cridos para mentir porque somos filhos do Deus da verdade, vou lhe dar só um exemplo:
Quando Deus criou todas as coisas em seis dias e no sétimo Ele descansou, então criou Adão e Eva e os colocou no jardim do Éden. Lá nesse jardim, eles têm de tudo o que é bom e agradável. O único mandamento que Deus dá para eles naquele momento é não comer do fruto proibido para que não morressem. Foi a única ordem que Deus deu: “vocês podem comer de todas as árvores do jardim. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque, no dia em que dele comeres, com certeza morrerás” (Gênesis 2, 16-17). Ou seja, somente de uma fruta Deus orientou que eles não comessem. Mas, chega um dia que Satanás, inimigo número 1 de Deus, em forma de serpente, olha para Eva e pergunta: “É verdade que Deus disse que vocês não podem comer de nenhuma árvore do jardim?” (Gênesis 3,1)
Olha aí como ele já chegou mentindo!? Por isso que Jesus o chama de mentiroso e pai da mentira. No entanto, não é somente isso. A verdade vem de Deus, pois Deus é a verdade; ao passo que Satanás é a mentira e mentiroso desde o princípio. Além disso, vemos na Bíblia que Jesus disse: “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida” (Jo 14,6). E em outro lugar da Escritura Sagrada, nós podemos encontrar: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Já foi dito aqui que a mentira tem pernas curtas e que o seu criador, seu pai, aquele que a gerou, foi Satanás. Mas também, aquele(a) que mente perde a confiança das pessoas. Quem dar crédito ou quer ter como amigo alguém que só sabe mentir?          
 Sabendo disso, é hora de ter mais respeito para com as pessoas para, não só evitar mentir no dia chamado “dia da mentira”, e deixar de ter brincadeirinhas maldosas nesse dia, pois não existe esse dia, basta olhar o calendário, e isso já é uma mentira; mas, evitar mentir todos os dias. Optemos pela verdade.
_______________________________________________________________________
*Cássio José: Acadêmico da Universidade Federal do Ceará, período de Licenciatura Plena em Letras – português. Blog: somosestrangeirosaquinaterra.blogspot.com. Email: cassiouab@hotmail.com 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página