Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O LIVRE ARBÍTRIO

                                                                                                                                      Por Alex Monteiro

O livre arbítrio é a capacidade de escolher entre uma realidade e outra. A palavra de Jesus é sempre uma proposta, e nós diante da proposta que é feita fazemos nossa escolha. Nisso está o nosso livre arbítrio.

Errar é exercer o livre arbítrio. Acertar também é exercer o livre arbítrio. Tudo depende caminho que escolhemos. Isso é a vida: o tempo todo nós estamos fazendo escolhas, o tempo todo nós estamos descobrimos por qual caminho nós vamos andar. Nesse processo algumas pessoas podem ser setas a nos mostrar o caminho certo.

Tenho o costume de querer ouvir aqueles que viveram antes de mim, pois estes já viveram o tempo de bater a cabeça, de acertar e de errar, então agora essas pessoas com a sabedoria que elas tem, com a experiência, podem me ajudar a errar menos e acertar mais. A medida que alguém desbrava os caminhos se torna mais fácil caminhar por eles.

A Sagrada Escritura diz o tempo todo que diante de nós Deus coloca a vida e a morte. Eis um grande problema: quando nós fazemos escolhas erradas, muitas vezes as pessoas que estão do nosso lado sofrem com as nossas escolhas, sobre tudo quando a gente é amado. Por isso quando você ver o seu pai ou a sua mãe reclamando daquilo que você está escolhendo, como a droga, o álcool, o cigarro, da maconha, da cocaína, o que na verdade os seus pais estão fazendo, e que você chama de enjoamento, na verdade eles estão tentando orientar você sobre o fato de que este caminho que você está andando não é o melhor. Quem ama de verdade não quer que o outro escolha o caminho errado! As vezes o caminho errado que a gente toma compromete uma felicidade inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página