PAZ E FOGO!!!! SEJAM BEM VINDOS AOS NOSSO AMBIENTE VIRTUAL

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Reinaldo Bezerra dos Reis concede entrevista ao Portal Carismático e explica o que é batismo no Espírito.



 
 Portal Carismático – Como a RCC entende e explica o “batismo no Espírito”?

Reinaldo: É uma efusão renovada daquele Espírito que já está em nós, portanto não se trata de um novo sacramento, obviamente, mas tanto a tradição, como a doutrina prevê esta “ação”, por exemplo, o padre reza após a consagração, na Oração Eucarística número três: “daí-me Senhor, que pela participação deste sacramento sejamos repletos do Espírito Santo”, ou seja, por mais que já o tenhamos em nós, podemos ficar repletos e a Eucaristia é uma maneira.

No catecismo, parágrafo 667, fala que Jesus intercede por nós para que tenhamos uma efusão permanente do Espírito Santo. Santo Agostinho também em seu discurso comentava também sobre o evangelho de São João, n° 74,2 – que o Espírito Santo é dado para quem não tem, para quem tem e para os que tem, para que tenham mai. Dessa forma, entende-se por “batismo no Espírito” uma capacitação do próprio Espírito, a partir de um “enchimento” contínuo dele.
Pelo pecado, vamos “amarrando” a ação do Espírito Santo em nós, por isso quando nos abrimos a sua ação, ele que já está em nós, se manifesta com mais poder na vida daquele que crê. Portanto, não se trata de um novo batismo, mas também nós sabemos que não basta dizer que tem o Espírito Santo. Há muitos batizados por aí que não querem saber de Jesus, então a diferença  é atender ao que Paulo fala aos Efésios 5, 18b: “enchei-vos do Espírito Santo”.
Portal Carismático – Sobre a Oração em Línguas. Os Padres da Igreja já falavam alguma coisa a respeito desse carisma?
Reinaldo: Sem dúvida. O próprio Irineu de Lião, no século II, já falava sobre esse carisma, de maneira especifica no seu livro Contra as Heresias, portanto lá nos primórdios da igreja existem citações e assim através dos séculos muitos outros abordaram esse carisma. De uma maneira muito popular tem um livreto que eu escrevi, RCC Responde, onde eu abordo sobre esse dom. E Dom Alberto me pediu um estudo para apresentar para a CNBB, eu fiz, ele apresentou e a CNBB gostou. O livro se encontra disponível no portal dele (...).
Portal Carismático – Tem-se falado muito em “Cultura de Pentecostes”. Como surgiu essa expressão?
Reinaldo: Especialmente com João Paulo II, em 13 maio de 2002, falou a Renovação Carismática da Itália – “No nosso tempo, ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma aquela "cultura do Pentecostes", a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos. Com insistência fervorosa, não vos canseis de invocar: Vem, ó Espírito Santo! Vem! Vem!", a partir daí muitos discursos tem se embasado nessa expressão. Então Cultura de Pentecostes seria aquela cultura que leva ao encontro do transcendental, do primatur da graça. Muitos teólogos tem usado essa expressão e inclusive, a revista italiana Renovamento no Espírito há anos tem feito um artigo mensal sobre essa temática.
Portal Carismático – Obrigado Reinaldo pela entrevista, que Deus o abençoe por sua disponibilidade.

FONTE: PORTAL CARISMÁTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

R@DIO BEATITUDES

Total de visualizações de página