Pesquisar neste blog:

sábado, 9 de janeiro de 2010

Notícias da Igreja: Templos cristãos são atacados na Malásia



Foram atingidos três templos protestantes e uma igreja católica



ROMA, sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).– Também na Malásia templos cristãos estão se tornando alvo de ataques. Na noite de quinta-feira passada, 7 de janeiro, fundamentalistas muçulmanos atacaram com coquetéis-molotov três templos protestantes e uma igreja católica em Petaling Jaya. Os ataques provocaram danos nas construções, mas não deixaram feridos.



Os atentados parecem estar relacionados à recente decisão da Corte Suprema do país, a qual anula uma portaria do Ministério do Interior proibindo a Igreja Católica de fazer uso da palavra “Alá” para referir-se ao Deus cristão (cfr. ZENIT, 6 de janeiro 2010).



A polêmica foi iniciada quando o Herald, um semanário católico, publicou textos nos quais usava a palavra “Alá” como sinônimo de "Deus".



O padre Lawrence Andrew, editor do periódico, disse que, para evitar provocações, o Herald tem evitado fazer uso da palavra “Alá”.



Para o sacerdote, há uma “campanha de propaganda em escala nacional” para mobilizar a maioria muçulmana, segundo a qual “somente o Islã poderia fazer uso da palavra Alá para referir-se a Deus”.



O padre também mencionou que, além dos locais de culto, foram ainda alvejados alguns automóveis, cujos vidros foram quebrados.



Após a decisão da Suprema Corte, organizações muçulmanas convocaram manifestações para protestar nas ruas de Kuala Lumpur, mas não foram registrados incidentes. Para o padre Lawrence, a situação só não é pior porque “a polícia e as forças de segurança têm feito um bom trabalho em manter a calma e impedir uma escalada de violência”.



Hoje, na transmissão da oração de sexta-feira pela televisão, repetiu-se nos sermão que “Alá” é o Deus exclusivo dos muçulmanos – segundo o padre, “uma tentativa de forçar a Suprema Corte a rever sua posição”.


FONTE: ZENIT.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página