Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ADVENTO: EXORTAÇÃO A VIGILÂNCIA!


"Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.

Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.

Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.

Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.

Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”."

(Lucas 21,25-28.34-36)

Ao iniciarmos o Tempo Litúrgico do Advento, percebemos que a Liturgia move-nos para a vigilância e a oração, como verdadeira forma de estar preparado para a vinda de Jesus. Mas afinal que vinda é essa e que acontecimentos são esses em que as sagradas escrituras nos fazem voltar a nossa atenção?


Primeiramente, não devemos ter um olhar sensacionalista, de que o fim do mundo está chegando, que irá acontecer uma catástrofe e irá destruir tudo, e que por conta disso devemos adotar uma postura de medo e de relativização e desprezo com relação a nossa vida aqui na terra. E também devemos combater a postura de incredulidade e frieza de coração com relação ao chamado de vigilância que somos chamados a viver, por conta da proximidade da vinda do Senhor. Não! Devemos ser sinais verdadeiros de um testemunho de esperança diante do final dos tempos. Mas como?


Devemos inicialmente compreender que existirá uma segunda vinda do Nosso Senhor aqui na terra. Sim, isso é verdade, e Jesus anunciou isto que ira acontecer no final dos tempos, e para tanto, haverá sinais que antecederão a vinda de Jesus: “Haverá sinais no sol, na lua e na estrelas, e sobre a terra as nações estarão na angústia, aterrorizadas pelo bramido do mar e pela sua agitação, enquanto que os homens desmaiarão de pavor com medo das desgraças que sobrevirão ao mundo” (Lc 21, 25-26). Esses sinais acontecerão, no tempo certo de Deus.

Por isso, a Liturgia faz aprofundar essa verdade, de que Jesus irá voltar, e a isso chamamos de parusia! Sim, a vinda gloriosa de Jesus, que virá com os seus anjos julgar toda a terra chamamos de Parusia. Aprofundando essa verdade, devemos em oração e em espírito de conversão e vigilância clamar a vinda gloriosa de Jesus por conta da nossa vida em espírito de santidade. Sim, a nossa oração, unindo-se com toda a Igreja, junto com o nosso testemunho de esperança, apressam a vinda de Jesus. Por isso não desperdicemos esse belíssimo tempo litúrgico, e que no tempo do Advento possamos com nossas vidas cantar a uma só voz: “Maranatha, vem senhor Jesus!”

http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4093

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página