Pesquisar neste blog:

domingo, 1 de novembro de 2009

CATÓLICOS E LUTERANOS COMEMORAM DEZ ANOS DE ACORDO CONJUNTO





(http://cdltiangua.blogspot.com/2009/10/catolicos-e-luteranos-comemoram-dez.html)



A Igreja Católica e a Igreja de Confissão Luterana comemoram, neste sábado, 31, os dez anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação. No Brasil, a CNBB e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) divulgaram uma nota em que expressam sua "ação de graças" pelo diálogo entre as duas instituições e assumem o compromisso de busca da unidade(...)

“Esta Declaração Conjunta sobre a Justificação pela graça revela a possibilidade de vivermos a mesma fé com expressões diferentes, como a grande comunidade do Pai, em Jesus Cristo, no Espírito Santo”, diz a nota assinada pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo pastor presidente da IECLB, reverendo Dr. Walter Altmann.

Resultado de um longo diálogo entre luteranos e católicos, a Declaração é uma referência no campo ecumênico e foi assinada em Augsburgo, na Alemanha, entre a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica Romana. Com o documento, a Federação Luterana Mundial e o Vaticano afirmam que as repetidas condenações recíprocas, ocorridas durante séculos em matéria de justificação, não seriam mais objeto da doutrina das respectivas Igrejas. Em 2006, a declaração foi assinada também pelas Igrejas pertencentes ao Conselho Mundial das Igrejas Metodistas.

Em Augsburgo, um simpósio é realizado nesta sexta-feira, 30, até amanhã para celebrar a data. Participam das comemorações o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, e o secretário geral da Federação Luterana Mundial, Ishmael Noko.

Já em Brasília, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília (CECLB) também comemora a histórica data com apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). No templo da CECLB, amanhã, às 17h, haverá palestra com o pastor sinodal Carlos Möller e exibição do filme que mostra o ato da Assinatura da Declaração Conjunta entre IECLB e a CNBB, em Brasília, no ano de 1999. Às 20h, haverá uma celebração conjunta da Reforma com pregação do pastor Paulo Weirich.

FONTE:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274562

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página